educação

arte na areia

sábado, 5 de maio de 2007

2ª Semana - atividade 1

Atividade 1: Leitura: “Distribuição de conteúdos e aprendizagem on-line”
Através da leitura acima citada certamente nos familiarizamos mais com a linguagem usada e que ainda nos é bastante nova: “feeds”, “RSS”, "XML" ou "Atom",Sharpreader....E nos possibilitou a dar alguns passos a mais rumo a construção on-line do conhecimento. Fazendo assim com que nos atrevêssemos a navegar no Bloglines e a agregar alguns feeds. Ainda sinto-me como um bebê quando está aprendendo a caminhar. Até já sabe dar alguns passos, mas ainda necessita de amparo. Cai mas os tombos não a fazem desistir de explorar um mundo novo. Assim, também somos nós diante desta imensidão chamada web e suas possibilidades. Estamos no caminho e os professores, tutores e colegas são engrenagens importantíssimas nesta exploração. Colegas “perguntadeiras” alegram os professores, mas também nos colocam em uma “sinuca de bico”, como alcançá-las? Dúvidas? Temos muitas, mas no momento a que mais me preocupa é a escolha que tenho que fazer quando agrego os feeds, RSS ou Atom? Qual a diferença? No tutorial da prof. Íris ela pede pra escolher Atom, sempre fazemos essa escolha ou é indiferente? Quando devo acessar o Bloglines? Sempre que tiver curiosidade? Será que fará parte de nosso dia-a-dia assim como faz parte da vida da Prof. Su? Ainda há muito o que perguntar e muito mais o que buscar. Mas temos a certeza de que enquanto sentirmos prazer nesta exploração o processo de aprendizagem continuará a existir, cada qual a sua maneira e a seu tempo.

2 comentários:

Mara disse...

Oi Adriane
É bem assim mesmo, caimos, levantamos,mas o importante é analisarmos o que ocasionou nossa queda, compartilhar isso com outros, pedir ajuda e continuarmos a andar.Quanto ao bloglines, acesse sempre que desejares saber se há novidades nos feeds que subscrevestes, pois fica sinalizado quando há algo novo. Podes colocar o bloglines como página inicial do teu navegador.
Um abraço,
Mara N Silva

Suzana Gutierrez disse...

Oi Adriane :)

A gente vai tendo favoritos com o passar do tempo e é super legal entrar no bloglines e ver instantaneamente se há novidades num destes preferidos. Imagina se a UFRGS divulgasse as suas notícias por rss também? Receberíamos informações de cursos e concursos, de eventos e todo tipo de informação que um aluno gostaria de receber. Isso sem precisar procurar no portal da UFRGS sempre tão lento e congesstionado.
Esta é uma possibilidade que muitas escolas, órgaos do governo (Min. da Cultura, por ex) estão explorando.
abraço!