educação

arte na areia

sábado, 26 de maio de 2007

Semana 05

Atividade 17/21
Durante a semana 04 iniciei as visitas ao Blogs das colegas: Eveline, Ledjane, Clarice e Maristela e ainda durante esta semana continuei a fazê-lo. Como havia postado anteriormente é muito interessante este ir e vir, socializando desta forma conhecimentos, idéias, ferramentes e possibilitando-nos a realizar interações positivas ou não. Dizem que é mais fácil criticar do que elogiar, mas particularmente não compartilho desta idéia, portanto sempre que vejo alguma dificuldade presente em um trabalho procuro contribuir para a melhoria do ego incentivando a evolução e o progresso de cada um. Mas a atividade 17/21 não apenas quer análise superficiais. Os quatro Blogs que analisei são bastante simples e não possuem ferramentas complexas em uso. Estéticamente o que nos fascína como imagens, vídeos, gifs animados não aparecem em sua estrutura. Acho que também aí as colegas poderiam melhorar. Mas tenho certeza que essa ausência não se deva a falta de interesse ou de incapacidade, mas pela ingerência sobre o tempo tão escasso para realização de atividades nesta reta final. Farei a seguir algumas observações mais específicas de cada Blog bem como sugestões para melhoria dos mesmos:
Ledjane - em seu Blog percebemos também a corrida que está enfrentando. Tem clareza sobre o uso das ferramentas disponíveis e preocupa-se com a devolução das tarefas dentro dos prazos colocando em cheque a sua posição diante do que vem acontecendo. Layout, inclusão de links, imagens, são plenamente possíveis. Poderia melhorar a exposição de suas idéias e mostrar a evolução de seu pensamento diante daquilo que realizamos na oficina do Proa17.
Eveline - escolheu para o seu blog uma combinação de tons azuis e mostra que está utilizando os recursos aprendidos através do modelo, layout, acrescentando elementos de página, mudando a barrinha para fechar com as cores do seu modelo. Também explorou bastante a barra lateral de seu Blog, adicionando elementos . Particularmente, acho que a lista de links está tão carregada que parece mais a parte principal do Blog. Talvez a Eveline poduesse melhor a exposição e o desenvolvimento de suas idéias colocando isso nas postagens.
Clarice - seu Blog é bastante simples mas já navegou por diversos mas mostra interesse pelo assunto e a vontade de repassar também aos seus alunos os conhecimentos adquiridos e isso é muito bom. Multiplicadores é isso que todos nós devemos ser! Além de poder aprofundar o desenvolvimento de suas idéias, acharia interessante que explorasse o layout modificando primeiramente o navbar que está destoando do modelo que ela escolheu. Inclusive utilizo o mesmo modelo e já fiz essa alteração: http://blogadriproa17.blogspot.com/. A utilização de imagens também seria a minha sugestão, visto que elas nos auxiliam no enriquecimento de nossos trabalhos.
Maristela - a análise do Blog da Maristela foi uma tarefa um tanto quanto lenta, visto que ela demorou para acrescentar postagens. Percebe-se o domínio e o conhecimento das ferramentas indo muito além daquilo que é solicitado. A atividade que descreveu a qual ela organizou em sua cidade é prova disso. Talvez seria necessário uma preocupação maior com a pontualidade da tarefas e o aumento da complexidade em termos de exteriorização de suas idéias e pensamentos.
Achei interessante esta tarefa, pois quando analisávamos as produções dos colegas percebíamos que as dificuldades são muitas vezes gerais e as sugestões que damos a elas também servem para a análise e melhoria de nossos também;

2 comentários:

Helenita Leal disse...

Olá Adriane, concordo com você que ao analisarmos o blog das colegas repensamos o nosso. Isso prova que os defensores do construtivismo têm razão quando afirmam que é necessário aprender fazendo e pensando sobre o feito.
Sugestão: Na sua postagem,dia 22/05,vc colocou o URL das colegas.
No meu blog eu coloquei o nome das colegas lincando para seus blogs. Acho isso mais personalizado.

Adriane Schmidt de Souza disse...

Helenita, vou ver se consigo modificar seguindo a tua dica, quanto a lista dos Blogs que analisei. Tentei rápidamente agora e não deu certo. Tentarei em outra possibilidade. Obrigada