educação

arte na areia

domingo, 27 de maio de 2007

Blogs Colaborativos

Atividade 17/18


BLOGS COLABORATIVOS
Durante este semana sempre que possível dava uma "fugidinha" para espiar a construção dos colegas em seus Blogs Colaborativos. Interessante ver que inclusive alguns foram deixando de ser colaborativos devido a ausência de colegas e/ou da contribuição falha ou insuficiente de outros. Eu inclusive fui enquadrada nesta categoria e o Blog Colaborativo passou a ser somente o Blog da colega Eloísa. A riqueza do seu trabalho é grande e mesmo sozinha deu conta do recado, talvez até melhor do que se estivesse em um grupo devido a sua característica de produzir muito e diariamente. Não entendo de onde vem tanto disponibilidade de tempo, colocando-nos em cheque quanto a organização de nosso tempo. Inicialmente nos foi dito que a maior dificuldade do EAD seria a organização dos tempos e cada vez percebo isto mais e mais. Também vejo que colegas que anteriormente já tinham um cabedal de conhecimento maior com relação ao computador e a internet precisam disponibilizar bem menos tempo para a execução das atividades. Tentei contribuir com alguns colegas através de meu apoio e indicações de algumas bibliografias preocupando-me principalmente com o grupo dos Quadrinhos. Tentei realizar um comentários enviando-lhes um endereço de apoio e não foi aceito dizendo que: você efetuou login como Adriane....Você não pode realizar comentário. Tentarei enviar o endereço pelo blog de uma delas. Também fiz inúmeras tentativas de acessar o Blog colaborativo da minha colega Márcia - sobre Mapas on-line e não consegui faz menção que a memória não pode ser "read" e pede para clicar em ok para encerrar o programa ou cancelar para depurar. Em ambas as opçoes fecha o site. É interessante também o conhecimento sobre Orkut e a possibilidade de utilização pedagógica. Enfim ainda continuarei essa trajetória e ampliarei esta postagem.

4 comentários:

Iris disse...

Olá, Adriane

Gostei muito das tuas considerações. De fato, administrar o tempo em um curso EAD é fundamental. Geralmente, quando nos matriculamos em um curso nesta modalidade, minimizamos este fato e não levamos em consideração que ter o tempo sugerido para o curso não é "retórica", pois nossa presença depende da realização das atividades sugeridas e/ou da participação, via escrita, nos fóruns. Escrever demanda muito mais tempo do que falar, não é mesmo?
Abra@os e bom trabalho, Iris

Suzana Gutierrez disse...

Oi Adriane

A Iris tocou em pontos muito interessantes. Por não ter umn horário fixo de funcionamento, o tempo requerido por um curso online muitas vezes não é reservado ou, o tempo destinado não é suficiente para o curso. Um curso de graduação presencial, por exemplo, toma umas 20h semanais somente de aulas (fora estudo, trabalhos, leituras). Um curso online de graduação vai tomar o mesmo tempo, ou até mais. O que diferencia é a liberdade de alocar este tempo na semana.
No caso do nosso curso aqui, na nossa disciplina, a previsão para atividades online seria de 5h semanais, isso significa trabalhar na disciplina uma hora por dia. Fora as leituras e estudo :)

abraço!

Elô disse...

Olá Adriane!

Estou visitando seu blog.
Gosto muito dos seus textos.

Como a profª Iris e a profª Suzana escreveram aqui nos comentários. Curso à distância necessita de muito mais tempo para escrever, pois a nossa participação depende da nossa escrita.
E aqui eu digo pra você.
Eu necessito de muito mais tempo para escrever do que para falar.Tenho muito mais facilidade na oratória.
Adriane admiro muito as pessoas que sentam numa cadeira na frente do micro ou com um caderno e escrevem, dizem, comentam sobre vários assuntos. E esses comentários, esses textos são ricos, cheios de verdades,de opiniões.
Para eu escrever algo consistente necessito de muitas leituras, de confrontar idéias de vários autores. É por esse motivo que o tempo que disponho estou aqui participando,escrevendo e principalmente lendo as maravilhas que as pessoas escrevem nestes espaços do curso.

Um ótimo final de semana pra você seus familiares.
Eloisa

Maristela disse...

Olá colega,
Estou conferindo sua dica para alterar nossa versão final de trabalho colaborativo.
Maristela- grupo flog