educação

arte na areia

segunda-feira, 30 de abril de 2007

Atividade 1 - reflexão

Mesmo antes de criar o meu blog já havia lido alguns textos sobre weblog, blog disponíveis na Biblioteca do eproinfo e pesquisado na web, neste momento ainda não sabia que teríamos uma oficina específica de Blog. Acho essa ferramenta a "cara" de nossos jovens, dinâmica e moderna e além dessas característica acrescenta muito a vivência dos blogueiros. Há blogs de todos os tipos e inclusive educacionais. Enfim é um mundo novo ao alcançe de todos aqueles que acessam a internet. Muitos dizem ser uma "febre" e até mesmo que é contagiosa. A simplicidade dos blogs atrai as pessoas e a sua "alimentação" é simples. São páginas com textos curtos e com espaço para comentários de todos aqueles que as acessam.
Certamente nós professores deveríamos ter mais intimidade com este meio e utilizá-lo em ambientes escolares. A idéia de que o professor tem que ficar somente em sala de aula desenvolvendo o seu trabalho e que não pode usar o laboratório de informática é algo que deve mudar urgentemente. Essa mentalidade é um entrave para o nosso sucesso e de nossos alunos. Através de nossa experiência na aplicação de PAs vimos que o professor não precisa dominar por completo uma ferramente para obter sucesso, os alunos sabem muito e juntos podem construir espaços de conquistas. Se esperarmos dominar por completo uma ferramente talvez a fruta já tenha inclusive apodrecido. Podemos conforme estamos vendo, utilizar o blog para organização de trabalhos , pesquisas, dissertações...O uso de blogs na educação só tende a elevar a qualidade do ensino, que anda com níveis tão inferiores aos desejados nacionalmente. Médias alarmantes mostram que de leste a oeste e de norte a sul, nossos alunos não sabem ler e nem mesmo produzir novas idéias. Acessando blogs, lendo-os, comentando-os, postando reflexões estaremos aproximando alunos do mundo letrado e desenvolvendo o raciocínio dos mesmos.
Blogs ampliam a aprendizagem e melhoram o ambiente da escola. Sem dúvida essa também deveria ser mais uma tentativa para atrair e criar elos de ligação entre escola e alunos.
Durante a semana realizei a visita a muitos dos blogs indicados mas limitei-me a leitura sem ter comentado . A multiplicidade de assuntos nos mesmos é algo muito interessante e servem de bibliografia para quem se considera blogueiro ou blogueira. Relatos de experiência, projetos, sucessos e insucessos ajudam a construir e aperfeiçoar o conhecimento de forma moderna, interativamente. Vários recursos usados são para mim meros desconhecidos, bem como a linguagem que usam: Blogosfera, geoblog, sofwares tipo team speak, RSS, vebrings e tantos outros. Durante as minhas leituras muitas vezes não sabia se continuava ou buscava primeiro saber o que queria dizer cada uma dessas palavras, conceitos. Lembrei-me do presencial de nosso curso, onde os professores falavam coisas que eu nunca havia ouvido ou visto: hipertexto, blog....
Tenho muitas curiosidades, muitas deficiências e muita persistência para melhorar o meu conhecimento em relação a Blogs e acima de tudo a certeza de que o seu uso na educação é um ótimo caminho a ser percorrido onde associamos, afetividade, criatividade, modernidade, atenção e busca de conhecimento.

3 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Adriane

Muito boa esta tua reflexão sobre as tarefas da semana (proa17/3).
Arruma um tempinho para aprofundar a análise dos blogs visitados (proa17/2) e para colocar uma apresentação pessoal aqui no blog (proa17/1). Ainda não conheço a maioria de vocês e estas apresentações têm me ajudado bastante.
abraço!

Lis@ Beutler disse...

Oi Adriane,
conseguiste sintetizar muito bem o que são e para que serevem os blogs. Concordo com tuas palavras, quando dizes que essa ferramenta é a cara de nossos jovens. Precisamos, com urgência, nos apropriar dessas novas tecnologias, para interagir com nossos alunos de maneira mais democrática.
Abraços e bom trabalho.

Iris disse...

Olá, Adriane

Esta terminologia vai, aos poucos, tornar-se familiar.
Abra@os, Iris