educação

arte na areia

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Testando WriteToMyBlog


MAIS UMA POSSIBILIDADE, MAIS UMA NOVIDADE 



Essa é uma oportunidade que não poderiamos deixar passar. Buscar possibilidades de postagem diferente das que convencionalmente usamos. Desde o início de nosso trabalhos quando fomos apresentados ao Mundo da Weblog, usamos o Blogger.com agora surge este novo caminho. Espero que tudo dê certo.


Análise semana 5


Atividade 17/16
Trabalho Colaborativo
Durante a semana cinco estive realizando as atividades da semana passada, pois tive que trocar de grupo devido ao atraso nas atividades e ao fato de ter realizado em outro grupo um trabalho não colaborativo. Mudando de temática e de grupo, tive a oportunidade de viver junto as colegas uma outra experiência. Desta vez eu tomei a frente e criei o Blog. Enviei convites para as demais colegas do grupo e senti a angústia da espera pela participação de duas que até o momento não aceitaram o convite para participar do trabalho intitulado Toufee - imagens/vídeo. Não sabemos o que se passa com elas. Deixei recados em seus Blogs, enviei emails e nada. Talvez elas estejam construindo algo mas não socializaram isso até agora. As demais colegas prontamente aceitaram e iniciaram com a sua busca e construção. De acordocom um comentário em nosso Blog o trabalho está bastante clean mas interessante . Ainda falta muito para o fechamento e a construção final. Iniciei o texto de avaliação da semana e ainda terei que (re)construí-lo com a ajuda da Vera, Ligi e de preferência da Mara e da Mª Otília. É bom ver que todas estão buscando e testando como diz Vera e muito mais ainda por haver uma socialização de conhecimentos. Atualmente nada se faz sem uma rede de apoio e conseguimos perceber isso também na construção de nosso Blog. Não existe quem sabe mais ou quem sabe menos, todos sabem e muitos saberes não são iguais. É isso que enriquece essa construção. Teoria que apoia nosso trabalho ao meu ver é o Construtivismo - explica como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio que a mesma é determinada pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio . Também vejo presente a todo o momento as inteligências múltiplas de Howard Gardner. Fator que faz o diferencial na produção do trabalho.

domingo, 27 de maio de 2007

Blogs Colaborativos

Atividade 17/18


BLOGS COLABORATIVOS
Durante este semana sempre que possível dava uma "fugidinha" para espiar a construção dos colegas em seus Blogs Colaborativos. Interessante ver que inclusive alguns foram deixando de ser colaborativos devido a ausência de colegas e/ou da contribuição falha ou insuficiente de outros. Eu inclusive fui enquadrada nesta categoria e o Blog Colaborativo passou a ser somente o Blog da colega Eloísa. A riqueza do seu trabalho é grande e mesmo sozinha deu conta do recado, talvez até melhor do que se estivesse em um grupo devido a sua característica de produzir muito e diariamente. Não entendo de onde vem tanto disponibilidade de tempo, colocando-nos em cheque quanto a organização de nosso tempo. Inicialmente nos foi dito que a maior dificuldade do EAD seria a organização dos tempos e cada vez percebo isto mais e mais. Também vejo que colegas que anteriormente já tinham um cabedal de conhecimento maior com relação ao computador e a internet precisam disponibilizar bem menos tempo para a execução das atividades. Tentei contribuir com alguns colegas através de meu apoio e indicações de algumas bibliografias preocupando-me principalmente com o grupo dos Quadrinhos. Tentei realizar um comentários enviando-lhes um endereço de apoio e não foi aceito dizendo que: você efetuou login como Adriane....Você não pode realizar comentário. Tentarei enviar o endereço pelo blog de uma delas. Também fiz inúmeras tentativas de acessar o Blog colaborativo da minha colega Márcia - sobre Mapas on-line e não consegui faz menção que a memória não pode ser "read" e pede para clicar em ok para encerrar o programa ou cancelar para depurar. Em ambas as opçoes fecha o site. É interessante também o conhecimento sobre Orkut e a possibilidade de utilização pedagógica. Enfim ainda continuarei essa trajetória e ampliarei esta postagem.

Atividade Opcional

Atividade 17/22
Recuperar uma postagem

Dentre as atividades opcionais apresentadas tenho a intenção de experimentá-las todas, pois todas tem grande valia e sua utilização melhora nossa qualidade de trabalho , mas como o tempo é curto optei pela primeira opção que é demasiadamente simples e dentro de sua simplicidade muito útil. Já havia perdido postagens devido a queda de energia, pois sempre brinco com as colegas dizendo que aqui em casa, quando chove falta luz. Coisa de interior, já que moro em uma espécie de chácara. Acesso a internet e linha com problema também é uma constante. Até o momento não havia usado em nenhum momento a possibilidade de ir salvando a postagem conforme construção e mesmo sabendo da existência do rascunho nunca havia utilizado. Experimentei no meio da postagem dar uma enroscadinha nos fios, desligando o modem. Após ligá-lo novamente ainda demorou bastante, até estabilizar a adsl levou mais de quinze minutos e lá estava salvo no rascunho. Editei o restante de minha postagem e agora está em meu Blog de testes para ser conferida. A postagem realizada é sobre a Oficina realizada no NTE de Carazinho.

sábado, 26 de maio de 2007

Semana 05

Atividade 17/21
Durante a semana 04 iniciei as visitas ao Blogs das colegas: Eveline, Ledjane, Clarice e Maristela e ainda durante esta semana continuei a fazê-lo. Como havia postado anteriormente é muito interessante este ir e vir, socializando desta forma conhecimentos, idéias, ferramentes e possibilitando-nos a realizar interações positivas ou não. Dizem que é mais fácil criticar do que elogiar, mas particularmente não compartilho desta idéia, portanto sempre que vejo alguma dificuldade presente em um trabalho procuro contribuir para a melhoria do ego incentivando a evolução e o progresso de cada um. Mas a atividade 17/21 não apenas quer análise superficiais. Os quatro Blogs que analisei são bastante simples e não possuem ferramentas complexas em uso. Estéticamente o que nos fascína como imagens, vídeos, gifs animados não aparecem em sua estrutura. Acho que também aí as colegas poderiam melhorar. Mas tenho certeza que essa ausência não se deva a falta de interesse ou de incapacidade, mas pela ingerência sobre o tempo tão escasso para realização de atividades nesta reta final. Farei a seguir algumas observações mais específicas de cada Blog bem como sugestões para melhoria dos mesmos:
Ledjane - em seu Blog percebemos também a corrida que está enfrentando. Tem clareza sobre o uso das ferramentas disponíveis e preocupa-se com a devolução das tarefas dentro dos prazos colocando em cheque a sua posição diante do que vem acontecendo. Layout, inclusão de links, imagens, são plenamente possíveis. Poderia melhorar a exposição de suas idéias e mostrar a evolução de seu pensamento diante daquilo que realizamos na oficina do Proa17.
Eveline - escolheu para o seu blog uma combinação de tons azuis e mostra que está utilizando os recursos aprendidos através do modelo, layout, acrescentando elementos de página, mudando a barrinha para fechar com as cores do seu modelo. Também explorou bastante a barra lateral de seu Blog, adicionando elementos . Particularmente, acho que a lista de links está tão carregada que parece mais a parte principal do Blog. Talvez a Eveline poduesse melhor a exposição e o desenvolvimento de suas idéias colocando isso nas postagens.
Clarice - seu Blog é bastante simples mas já navegou por diversos mas mostra interesse pelo assunto e a vontade de repassar também aos seus alunos os conhecimentos adquiridos e isso é muito bom. Multiplicadores é isso que todos nós devemos ser! Além de poder aprofundar o desenvolvimento de suas idéias, acharia interessante que explorasse o layout modificando primeiramente o navbar que está destoando do modelo que ela escolheu. Inclusive utilizo o mesmo modelo e já fiz essa alteração: http://blogadriproa17.blogspot.com/. A utilização de imagens também seria a minha sugestão, visto que elas nos auxiliam no enriquecimento de nossos trabalhos.
Maristela - a análise do Blog da Maristela foi uma tarefa um tanto quanto lenta, visto que ela demorou para acrescentar postagens. Percebe-se o domínio e o conhecimento das ferramentas indo muito além daquilo que é solicitado. A atividade que descreveu a qual ela organizou em sua cidade é prova disso. Talvez seria necessário uma preocupação maior com a pontualidade da tarefas e o aumento da complexidade em termos de exteriorização de suas idéias e pensamentos.
Achei interessante esta tarefa, pois quando analisávamos as produções dos colegas percebíamos que as dificuldades são muitas vezes gerais e as sugestões que damos a elas também servem para a análise e melhoria de nossos também;

terça-feira, 22 de maio de 2007

Semana 04

Durante esta semana uma das atividades era acompanhar os Blogs de quatro colegas e conseqüentemente realizar contribuições no espaço dos comentários. Os blogs que acompanhei mais de perto foram :
Com essa tarefa conseguimos verificar o crescimento das produções dos colegas, dividir angústias e resolver pequenos problemas. Muito interessante! Se nós como professores estamos encantados com o assunto Blog, imaginem os nossos alunos. Que grande atrativo! Revistas como Época, Nova Escola, Veja já publicaram e freqüentemente estão publicando artigos que valem a pena ser vistos. Como diz na imagem acima: Blogs - Como eles estão mudando a vida de todos nós!

domingo, 20 de maio de 2007

Brincadeiras

O lúdico em tudo é o diferencial. Hoje pela manhã realizei as duas brincadeiras propostas pelas professores. Agora faço parte do rol da "lindinhas do Proa17" e também publiquei uma foto mostrando um dos meus primeiros olhares ao amanhecer. Ao sair da porta é essa imagem, ao lado, que eu vejo, parte de meu pátio. Recanto onde passo a maior parte do tempo e onde tenho prazer de descansar. Quanta diversidade, quantas opções ao nosso alcance, pena que o tempo é curto para explorar tudo isso durante a oficina. Mas uma experiência boa só pode ser continuada. Quanto a brincadeira a muito nós educadores, principalmente de séries iniciais, sabemos de seu poder. A implantação dos nove anos no Ensino Fundamental também está alicerçada no lúdico. Esperamos que os educadores possam se convencer cada vez mais disso e ensinar brincando.

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Blogueiros do RS

Olá pessoal, assim como eu, creio que vocês também andam vivendo de forma diferente nos últimos dias. Acordo, como, bebo, trabalho, durmo, me estresso e divirto com Blogs. Nunca vi tanta diversidade e tantas ferramentas ao nosso dispor. Com tudo isso estou me sentindo uma 'blogueira". E por falar em Blogs, será que já tem essa comunidade no Orkut: Blogueiros do RS?? Talvez não tenha, mas o grupo já existe! Eu particularmente estou acompanhando bem de perto o trabalho das seguintes colegas: Eveline, Ledjane, Clarice e Maristela (trabalho da sem. 04) . Com essa ferramenta a dispor não há mais "Tempo de Solidão".


quinta-feira, 17 de maio de 2007

Atividade 03

As atividades da semana 03, conforme proposto, foram muito agradáveis e fáceis de executar (exceto o blogroll - mais tarde falo dele). Criar um blog de testes foi realmente uma idéia genial, trouxe-nos maior segurança e com isso conseguiremos melhorar as nossas produções e nossa a nossa prática junto aos alunos. Navbar, barrinhas, cores
afugentaram o fantasma do: vai dar certo, posso retornar ao modelo antigo.... Com essa atividade incentivei-me a modificar o meu Blog inicial (pretinho básico - conforme a colega postou). Desapareceram as velhas bolas verdes e surgiu um modelito muuuiiito mais clean. Confiram:http://adrischmidt.blogspot.com/ Ainda terei que ler muito pois estou com dificuldades no bloglines, nem sei ao certo por onde começar e portanto não fiz o tal Blogroll. Já sei o que é mas falta chegar lá.

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Blog de testes







Atividade da semana 03
Criar um Bolg. Disponibilizar o endereço e capturar o modelo.
http://adritestesproa17.blogspot.com/



sábado, 5 de maio de 2007

foto


2ª Semana - atividade 2


Atividade 2: Bloglines: Após ter realizado as leituras previstas e realizado a atividade 1. Ouvi o tutorial feito pela professora Íris e arrisquei-me a navegar no Bloglines. Sendo que o nome do meu usuário é: adrischmidt. Após agreguei alguns feeds de Blogs e do wiki da turma 02.


2ª Semana - atividade 1

Atividade 1: Leitura: “Distribuição de conteúdos e aprendizagem on-line”
Através da leitura acima citada certamente nos familiarizamos mais com a linguagem usada e que ainda nos é bastante nova: “feeds”, “RSS”, "XML" ou "Atom",Sharpreader....E nos possibilitou a dar alguns passos a mais rumo a construção on-line do conhecimento. Fazendo assim com que nos atrevêssemos a navegar no Bloglines e a agregar alguns feeds. Ainda sinto-me como um bebê quando está aprendendo a caminhar. Até já sabe dar alguns passos, mas ainda necessita de amparo. Cai mas os tombos não a fazem desistir de explorar um mundo novo. Assim, também somos nós diante desta imensidão chamada web e suas possibilidades. Estamos no caminho e os professores, tutores e colegas são engrenagens importantíssimas nesta exploração. Colegas “perguntadeiras” alegram os professores, mas também nos colocam em uma “sinuca de bico”, como alcançá-las? Dúvidas? Temos muitas, mas no momento a que mais me preocupa é a escolha que tenho que fazer quando agrego os feeds, RSS ou Atom? Qual a diferença? No tutorial da prof. Íris ela pede pra escolher Atom, sempre fazemos essa escolha ou é indiferente? Quando devo acessar o Bloglines? Sempre que tiver curiosidade? Será que fará parte de nosso dia-a-dia assim como faz parte da vida da Prof. Su? Ainda há muito o que perguntar e muito mais o que buscar. Mas temos a certeza de que enquanto sentirmos prazer nesta exploração o processo de aprendizagem continuará a existir, cada qual a sua maneira e a seu tempo.